RESTAURO DOS PAINÉIS AZULEJARES DO MERCADO DE SANTARÉM

A SAMTHIAGO® iniciou recentemente a “Intervenção de restauro nos painéis azulejares do Mercado de Santarém”.

O Mercado de Santarém, do Arquiteto Cassiano Branco, data de 1930, e veio substituir o mercado ao ar livre que sobreviveu durante séculos na Praça Visconde Serra do Pilar, conhecida como Praça Velha. Para além da linguagem arquitetónica do edifício, que aplica a tecnologia de arquitetura de ferro, sobressai no seu exterior, um notável conjunto de cinquenta e cinco painéis de azulejos figurativos e oito decorativos, que representam motivos da propaganda turística e regional, que caracterizavam a Capital do Ribatejo nos inícios do século XX.

Contudo, quando foi inaugurado, existia apenas um painel de azulejos sobre a porta principal, vindo da Fábrica Aleluia. Os restantes – com imagens de diferentes artistas – não constavam no projeto original e foram encomendados à Fábrica de Louça de Sacavém, entre 1932 e 1936.

O Mercado de Santarém está classificado como Monumento de Interesse Público, desde 2012, tendo sido a intervenção – que decorrerá durante um período de 180 dias – adjudicada à SAMTHIAGO® pelo Município de Santarém.