CATEDRAL DE SANTIAGO, 2021

A SAMTHIAGO® integrou, uma nova fase de trabalhos na Catedral de Santiago: estes trabalhos terão como principal objetivo a conservação da “Torre de la Vela”.

Santiago de Compostela comemorou, no passado dia 31 de dezembro, a abertura da “Porta Santa” da Catedral, dando assim início ao Xacobeo21, o Ano Santo Compostelano que se prolonga por 2021 e tem o momento alto no dia litúrgico de São Tiago, a 25 de julho. O dia ficou também marcado pela conclusão das grandes obras de restauro que, desde há vários anos, recuperaram grande parte da Catedral. Entre fevereiro e dezembro de 2020 a empresa Atelier SAMTHIAGO®, levou a cabo vários trabalhos no local: recuperação de revestimentos exteriores e interiores (cantarias e madeiramentos), órgão de tubos, embasamento da capela-mor e cripta da Catedral.

Foi com grande satisfação e sentido de responsabilidade que integramos, já este ano, uma nova fase de trabalhos na Catedral de Santiago. Estes novos trabalhos terão como principal objetivo a conservação e o restauro da “Torre de la Vela”. Os projetos, realizados em colaboração com a parceira TRYCSA, formam parte das intervenções previstas no “Convenio de colaboración para o desenvolvemento e execución das actuacións de conservación e restauración do conxunto catedralicio de Santiago de Compostela” assinado pela Consellería de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria, o Cabido da Catedral de Santiago e a Fundación Catedral de Santiago.

A Catedral é o 4º monumento mais visitado de Espanha, foi declarada Bem de Interesse Cultural em 1896, sendo, o conjunto da cidade velha de Santiago de Compostela, classificado como Património Mundial da UNESCO.

Fotos: Fundación Catedral de Santiago