A SAMTHIAGO® iniciou recentemente os trabalhos de conservação de pinturas murais e talha, na Igreja do Mosteiro de Ganfei, em Valença.
O Mosteiro de Ganfei – também referido como Igreja Paroquial de Ganfei e Igreja do Divino Salvador – é um antigo mosteiro beneditino, situado na freguesia de Ganfei, no município de Valença. A edificação remonta ao século XII, englobando uma ampla Igreja românica de três naves. A fundação do mosteiro foi feita no período visigótico, tendo sido, segundo uma inscrição no claustro, destruído no ano 1000 pelo chefe árabe Almançor. Viria a ser reconstruído em 1018 sob o patrocínio de Ganfried ou Ganfei, um cavaleiro francês que se tornou um santo, derivando do seu nome o nome da povoação e do mosteiro. No século XVIII construíram-se as novas fachada e capela-mor, mantendo o restante da traça românica. Em 1760 foram transferidos os restos mortais de S. Ganfei para a igreja.
A intervenção, que decorrerá ao longo de um período de 180 dias, conta com o acompanhamento técnico da Direção Regional de Cultura do Norte, tendo sido adjudicada pela Fábrica da Igreja Paroquial de Ganfei. O conjunto encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1956.