INAUGURAÇÃO DO RESTAURO DO ÓRGÃO DE SÃO JOÃO DE TAROUCA E REABERTURA DA BASÍLICA REAL DE CASTRO VERDE

O restauro do órgão da igreja do Mosteiro de São João de Tarouca, único na Península Ibérica com ‘maestro articulado’, foi inaugurado numa cerimónia presidida por Sua Reverendíssima D. António José da Rocha Couto, Bispo de Lamego. O órgão de tubos da igreja do antigo Mosteiro é proveniente da oficina de Francisco António Solha, datado de 1767, altura em que foi construído por ordem do frei Félix de Castelo Branco.

Já em Castro Verde, a Basílica Real reabriu oficialmente ao público, após intervenções de Conservação e restauro. A cerimónia de reabertura foi presidida pela Sra. Secretária de Estado da Cultura, Dra. Isabel Cordeiro, e contou com a presença do Senhor Padre Manuel António do Rosário, Presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra da Diocese de Beja, em representação de Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Bispo de Beja, D. João Marcos, da Diretora Regional de Cultura, Dra. Ana Paula Amendoeira, e do Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito.

De recordar que estes monumentos estão classificados como Monumento Nacional, e que as intervenções de conservação e restauro foram realizadas pela SAMTHIAGO®