IGLESIA DE SANTA MARÍA MAGDALENA DE OLIVENZA

A SAMTHIAGO® iniciou recentemente a intervenção de “Restauración del Camarín y Consolidación de toda la Estructura del Retablo Mayor de la Iglesia de Santa María Magdalena de Olivenza”.
A Iglesia Parroquial de Santa María Magdalena foi mandada construir por D. Manuel I no séc. XVI, tendo dado o nome à paróquia e à freguesia. É considerada como um dos expoentes máximos do manuelino português e em 2012 o monumento venceu a competição que elege os melhores recantos espanhóis: “”El mejor rincón de España 2012”.

O retábulo foi erigido no início do séc. XVIII, tendo substituído outro existente com pinturas do séc. XVI. A sua estrutura e elementos decorativos, próprios do estilo joanino, permitem lançar a hipótese de que tenha sido entalhado por Manuel Francisco, autor do retábulo-mor da Igreja de São Salvador de Elvas (1702), a quem também se atribui a execução do retábulo-mor da Igreja de Santa María da Assunção, em Olivença. É descrito como um retábulo de camarim, cuja finalidade seria a exaltação da eucaristia, através da colocação da Custódia no topo da tribuna.

Os trabalhos, adjudicada em contrato público com a Junta da Extremadura, deverão estar concluídos num período de 60 dias.