FRESCOS QUINHENTISTAS DESCOBERTOS

As pinturas foram descobertas sob a camada de azulejos de meados do século XVII que forram a Igreja Matriz de Alvito.

Decorreram nos passados dias 2 e 3 de julho os “Dias Abertos da Rota do Fresco 2021”. O evento, organizado pela SPIRA – Revitalização Patrimonial, procurou dar a conhecer, entre outras, algumas das pinturas murais a fresco recentemente descobertas durante a campanha de “Conservação e restauro dos azulejos da Igreja Matriz de Alvito”.

Esta intervenção, levada a cargo pela SAMTHIAGO®, adjudicada pelo Município de Alvito e com o acompanhamento técnico da Direção Regional de Cultura do Alentejo, permitiu colocar a descoberto parte deste importante conjunto mural. “As pinturas foram descobertas sob a camada de azulejos de padronagem de meados do século XVII que forram o corpo da Igreja. Serão vestígios – segundo o historiador Professor Vítor Serrão – de uma campanha de fim do século XVI da oficina de José de Escovar com anjos músicos, que ocuparia a sanca das paredes do cruzeiro e se estenderia, talvez, ao arco triunfal.”

A Igreja Matriz de Alvito, classificada como Monumento Nacional, foi edificada em finais do séc. XIII tendo passado por diversas obras de ampliação nos séculos seguintes. O corpo da igreja possui três naves com abóbadas que apresentam elementos góticos e renascentistas, sendo grande parte do seu interior revestido por azulejos do século XVII. A intervenção deverá estar concluída até final de 2021.