CONSERVAÇÃO E RESTAURO DOS TETOS MUDÉJARES DA CATEDRAL DO FUNCHAL

A SAMTHIAGO® assinou no passado mês de setembro o contrato para a “Conservação e restauro dos tetos mudéjares das naves e transeptos da Sé do Funchal”.
A Catedral do Funchal, classificada como Monumento Nacional desde 1910, constitui o principal templo religioso do Arquipélago, sendo o monumento mais visitado do Funchal. Mandado construir por D. Manuel I, em 1493, é dos poucos edifícios que sobreviveu intacto desde os tempos da colonização. À época, D. Manuel terá enviado o arquiteto Gil Eanes para trabalhar no desenho da Catedral, que viria a ficar concluída em 1514. No entanto, em 1508, quando o Funchal foi elevado à categoria de cidade, já se celebravam missas no templo.

O teto mudéjar, com mais de 1.500 m2, é o maior existente em território nacional e um dos maiores da Europa. Elaborado em madeira de cedro insular (juniperus oxycedrus), é construído com complexas armações de carpintaria de alfarge. A ampla campanha de obras de construção, ocorrida em 1514, esteve sob a direção de Pêro Anes, “mestre das obras de Sua Alteza”, que estava à frente de uma larga equipa de carpinteiros, onde, a par dos seus três criados – Bartolomeu, Brás e Cosmo –, tinha sob as suas ordens mais de dezena e meia de carpinteiros, serradores, ajudantes e, inclusivamente, escravos.

Segundo dados oficias, registados no Portal Base (portal dos contratos públicos), trata-se do maior contrato público de prestação de serviços de Conservação e Restauro alguma vez realizado em Portugal. A intervenção foi adjudicada pelo Governo Regional da Madeira e deverá estar concluída em 2021.

Mais info em www.dnoticias.pt