CONSERVAÇÃO E RESTAURO DO CRUZEIRO DE LEÇA DO BALIO

A SAMTHIAGO® terminou recentemente a intervenção de conservação e restauro do Cruzeiro de Leça do Balio, classificado como Monumento Nacional desde 1910.Em abril de 2015, um ato de vandalismo destruiu o cruzeiro quinhentista do Mosteiro de Leça do Balio, Monumento Nacional desde 1910 e um dos mais notáveis exemplos da arquitetura gótica portuguesa. Foi então, à data da sua destruição, dado como “irremediavelmente perdido”.

Já este ano, a Câmara Municipal de Matosinhos, em articulação com a Direção Regional da Cultura do Norte, decidiu proceder ao estudo e ao eventual restauro do cruzeiro. A operação incluiu um diagnóstico prévio pormenorizado do estado de conservação da peça e da metodologia de restauro, ficando a intervenção a cargo da empresa SAMTHIAGO®.

Para a reconstituição dos elementos fraturados, foram utilizadas técnicas documentais e materiais adequados às novas metodologias desenvolvidas na área da conservação e restauro, por forma assegurar o futuro desta emblemática peça do património artístico do século XVI.