AMBASSADE DE FRANCE AU PORTUGAL – L’ANGE DU SILENCE

A SAMTHIAGO® terminou recentemente a intervenção de conservação e restauro do painel azulejar “L’ANGE DU SILENCE” localizado na Capela do Palácio de Santos, em Lisboa.

O Palácio de Santos é um dos mais belos e importantes palácios de Lisboa; a sua construção remonta a finais do século XV, resistiu ao terramoto de 1755, tendo servido de residência régia até 1578. Mais tarde, em 1911, viria a ser adquirido pelo Governo Francês que, em 1948, o converteu em Embaixada. A capela, de pequenas dimensões, é uma joia do barroco português, numa perfeita combinação entre talha dourada, pintura e azulejaria. É na sacristia que se encontra a rica combinação azulejar, iniciada pelo “ANJO DO SILÊNCIO”, seguida pelo “nó da aliança” e culminando numa composição da artista Helena Vieira da Silva.

O “ANJO DO SILÊNCIO” –  cuja originalidade emerge como ex-libris do palácio – surge em tamanho natural, armado com uma espada, recebendo quem entra na sacristia com um dedo nos lábios a pedir silêncio. Uma representação sem paralelo em toda a história da azulejaria portuguesa.

O Palácio está Incluído na Zona Especial de Proteção do Museu Nacional de Arte Antiga e a intervenção recebeu o acompanhamento técnico do Museu Nacional de Azulejo, tendo sido adjudicada pela “Ambassade de France au Portugal”.