ÓRGÃO DO MOSTEIRO DE TAROUCA RESTAURADO ATÉ MARÇO DE 2023

O único órgão na Península Ibérica com `maestro articulado` fica na igreja do Mosteiro de São João de Tarouca e vai ser recuperado. O protocolo para a intervenção de Conservação e Restauro do Órgão de Tubo do Mosteiro de São João de Tarouca, foi celebrado entre a Paróquia de São João de Tarouca, a Direção Regional da Cultura do Norte e a Câmara Municipal de Tarouca.

A construção do Mosteiro de São João de Tarouca iniciou-se em 1154, sendo este o primeiro mosteiro masculino cisterciense edificado em território português. Classificado de Monumento Nacional, o complexo monástico integra desde 2009, juntamente com mais dois monumentos (Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e Convento de Santo António de Ferreirim) o Projeto Vale do Varosa. No interior do Mosteiro, destaca-se o retábulo-mor de talha dourada, datado de 1702, e o órgão de tubos, de meados do século. Destes períodos é igualmente a reforma do claustro e das alas monacais.

A intervenção de conservação e restauro da máquina e da caixa do instrumento ficará a cargo do SAMTHIAGO®, em parceria com a empresa de organaria ACITORES, e deverá ficar concluída em Março de 2023.